Fechar passagens de pedestres, veículos e até proteger vitrines pede soluções criativas e seguras. Uma opção é o uso da porta de rolo, também denominada porta de enrolar ou cortina metálica de enrolar.
Esse equipamento geralmente possui uma série de características que devem ser observadas. Tudo para que seja corretamente selecionado e, portanto, tenha uma instalação mais adequada.
O que é uma porta de rolo?
Uma porta de rolo é um dispositivo usado para fechar a passagem de veículos ou de pedestres de um edifício. É um equipamento, geralmente feito de perfis de aço galvanizado, que abre e fecha verticalmente, para cima e para baixo.
Ao contrário de outros modelos, a porta que enrola possui um eixo superior no qual as folhas podem rolar em seu entorno, dependendo da operação.
Sua principal vantagem em relação a outras portas é o fato de economizar espaço durante a sua operação. A porta de rolo precisa apenas de alguns centímetros acima da passagem para se enrolar ao ser aberta.
Que tipos de portas de rolo existem?
As portas de rolo podem ser manuais, que exigem força humana para abri-las e fechá-las; ou automáticas, caso em que um motor elétrico opera o dispositivo.
Podem ainda ter diferentes tipos de fechos e diferentes perfis de metal. Os mais comuns são:
Cada um possui graus variados de isolamento térmico, visual e acústico. Eles devem ser escolhidos conforme suas necessidades específicas.
Como a porta de rolo é posicionada no vão?
Quanto à forma de posicionamento, uma porta de rolo pode ser instalada de 6 maneiras diferentes:
Porta sob a viga dentro do vão
Forma de posicionamento geralmente utilizada para instalação em locais sem colunas laterais sobressalentes e vigas elevadas.
Porta atrás das vigas dentro do vão
Geralmente utilizada nos casos em que não há colunas laterais, mas há espaço suficiente atrás das vigas para instalação.
Porta atrás do vão e atrás da viga
Em geral, usada quando o pilar lateral tem uma elevação e há uma viga horizontal com espaço de instalação suficiente atrás.
Porta atrás do vão e abaixo da viga
Normalmente aplicada onde a parede tem batentes ou colunas salientes e também tem travessas.
Porta em frente do vão e abaixo da viga
Frequentemente utilizada onde as janelas interferem com as instalações normais. A maneira mais comum é posicionar a porta de rolo atrás do batente do lado de fora do imóvel, com uma viga saliente.
Porta em frente do vão e atrás da viga
Mais utilizada em ocasiões onde existem janelas que dificultam a instalação normal. Geralmente, as portas são colocadas atrás dos batentes do lado de fora da edificação, com vigas transversais e espaço suficiente para instalação.
Em alguns casos, pode ser necessário instalar painéis ou caixas para acomodar e ocultar os rolos das portas. Em áreas externas, afetadas pela chuva, é aconselhável proteger o motor da porta de rolo.
Agora que você entende melhor as propriedades da porta de rolo, fale conosco e peça um orçamento.