Para quem não está muito familiarizado com o assunto, escolher um motor para porta de enrolar é uma tarefa complicada.
Existem muitos termos técnicos e normas que dificultam o tratamento deste tema. No entanto, fazer as escolhas adequadas com base nos critérios definidos é fundamental para o bom funcionamento da sua porta e por muito mais tempo.
Quer saber como escolher o melhor motor de porta de rolo? Então confira!
O que é um motor para porta de enrolar?
O motor para porta de enrolar é um dispositivo eletromecânico que converte energia elétrica em energia mecânica.
Também chamado de automatizador, ele é considerado o principal elemento do sistema operacional automático do modelo de rolo.
Seu funcionamento é baseado na interação entre os campos eletromagnéticos que movimentam o rotor, peça rotativa localizada na linha central interna do motor.
Além do rotor, o automatizador contém o estator (parte estacionária), bobinas de cobre, eletroímãs, imãs permanentes, dentre outras peças.
Quais são os tipos de motor para porta de enrolar?
Basicamente, existem dois tipos de motores de portas de enrolar no mercado. Os motores AC ou CA, alimentados por corrente alternada, e os DC ou CC, operados por corrente contínua.
Os motores de portas AC geralmente são mais usados, porque a distribuição de energia elétrica é realizada com corrente alternada. Esta é a tensão que encontramos em tomadas normais, 110 V ou 220 V.
Por outro lado, o motor para porta de enrolar DC requer um circuito retificador para converter a energia da rede em contínua. Eles são alimentados de 12 Vdc a 24 Vdc.
Qual é o melhor modelo de motor para porta de enrolar?
Depende da situação. A principal diferença entre os motores de portas de enrolar AC e DC é a forma de controlar a velocidade, além do tipo de alimentação.
Em corrente contínua, a mudança é linear, enquanto em corrente alternada, o conversor de frequência altera a potência de entrada.
De um modo geral, o motor para porta de enrolar AC é mais barato que os motores DC e tem uma vida útil mais longa.
As fontes de alimentação dos automatizadores DC são mais complexas de manter, mas consomem menos energia e tendem a funcionar por mais tempo com o uso de nobreaks.
Quando se trata da maior potência necessária para puxar portas mais pesadas, os motores de porta de enrolar AC prevalecem. Eles são capazes de produzir até 1000 W de potência e tracionar até 1000 Kg de peso.
No entanto, um motor para porta de enrolar DC é mais silencioso do que os motores AC. Além do mais, possui resposta mais rápida, maior torque de partida e alta sensibilidade de disparo. O peso máximo suportado pelo dispositivo é de 720 kg.
Quando precisar escolher um automatizador para porta de enrolar, conte com a ajuda profissional da Perfil Portas de Enrolar!
Essa empresa conta com consultores treinados que irão lhe fornecer as melhores opções.
Que tal falar com a gente agora? Entre em contato!